ALEITAMENTO MATERNO
SÓ LEITE DO PEITO ATÉ OS 6 MESES É A REGRA
O LEITE MATERNO É O MELHOR E MAIS ADEQUADO ALIMENTO PARA O BEBÊ DESDE O NASCIMENTO ATÉ OS PRIMEIROS MESES. PODE SER DADO SOZINHO ATÉ OS 6 MESES DE IDADE E NORMALMENTE NÃO NECESSITA DE NENHUM COMPLEMENTO OU OUTROS ALIMENTOS ATÉ ESTA IDADE. RECOMENDA-SE DAR, QUANDO POSSÍVEL, ATÉ OS 2 ANOS DE IDADE, PELO MENOS. SÓ ELE É CAPAZ DE PASSAR PROTEÇÃO PARA O BEBÊ, ATRAVÉS DE ANTICORPOS, MELHORANDO SUA IMUNIDADE E EVITANDO ALERGIAS E INFECÇÕES, DIMINUINDO O RISCO DE MORTALIDADE INFANTIL, ALÉM DE DIMINUIR O RISCO DE OBESIDADE NO FUTURO. ASSIM, QUANTO MENOS TEMPO O BEBÊ MAMAR NO PEITO, MAIOR O RISCO DELE FICAR DOENTE E MORRER. EM CASO DE IMPEDIMENTO EM DAR O LEITE MATERNO (MÃE COM AIDS, USO DE DROGAS OU ALGUNS MEDICAMENTOS PELA MÃE QUE PODEM FAZER MAL PARA O BEBÊ, DOENÇA INCAPACITANTE NA MÃE OU TRABALHO MATERNO), AS FÓRMULAS LÁCTEAS PRÓPRIAS PARA O BEBÊ, PRIMEIRO SEMESTRE ATÉ OS 6 MESES E SEGUNDO SEMESTRE DOS 6 MESES ATÉ 1 ANO DE IDADE, SÃO A PRIMEIRA OPÇÃO. EM CASOS DE INTOLERÂNCIA À LACTOSE, LEITES ESPECIAIS SEM ESTE COMPONENTE DEVEM SER USADOS (EX.LEITE SEM LACTOSE) OU O LEITE DE SOJA À PARTIR DE 6 MESES. NO CASO DE ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA, SOMENTE LEITES ESPECIAIS OU LEITE DE SOJA DEVEM SUBSTITUIR O LEITE MATERNO. OS LEITES DE VACAS INTEGRAIS (CAIXINHA, SAQUINHO, INCLUINDO O DO POSTO, EM PÓ, APESAR DE NÃO SEREM CONTRA INDICADOS, NÃO SÃO RECOMENDADOS ANTES DO 1° ANO DE IDADE, PRINCIPALMENTE NOS PRIMEIROS 6 MESES, DEVIDO AO EXCESSO DE CÁLCIO E PROTEÍNA QUE PODEM SOBRECARREGAR OS RINS DO BEBÊ, ALÉM DO RISCO DE CAUSAR ANEMIA PELO IMPEDIMENTO NA ABSORÇÃO DO FERRO. OS LEITES DESNATADOS OU SEMI-DESNATADOS TAMBÉM NÃO SÃO INDICADOS PARA ESTAS IDADES. O LEITE DE CABRA TAMBÉM PODE LEVAR A ANEMIA POIS É POBRE EM ÁCIDO FÓLICO. OS LEITES IN NATURA(DO SÍTIO) NÃO ESTÃO INDICADOS NEM MESMO PARA NOSSO CONSUMO, CONTÉM EXCESSO DE GORDURA, CÁLCIO E PROTEÍNA E COMO NÃO SÃO PASTEURIZADOS (DIFERENTE DE SÓ FERVIDOS), PODEM CONTER MICRO ORGANISMOS, QUE PODEM CAUSAR DESDE DIARREIA ATÉ MESMO OURAS INFECÇÕES MAIS GRAVES PARA O BEBÊ, AUMENTANDO ASSIM O RISCO DE DOENÇA E MORTE. O ALEITAMENTO CRUZADO (LEITE DE OUTRA MÃE) NÃO É RECOMENDADO PELO RISCO DE TRANSMISSÃO DE DOENÇA (ESPECIALMENTE AIDS) PARA O BEBÊ, SE ESTA ESTIVER INFECTADA. O LEITE MATERNO DE OUTRA MÃE SÓ É RECOMENDÁVEL EM SERVIÇOS DE BANCO DE LEITE HUMANO, GERALMENTE EXISTENTES EM MATERNIDADES.
OS OUTROS ALIMENTOS
ESTÁ DEMONSTRADO EM ESTUDOS E PESQUISAS CIENTÍFICAS QUE A INTRODUÇÃO ANTES DO TEMPO RECOMENDADO DE OUTROS ALIMENTOS ALÉM DO LEITE AO BEBÊ NÃO CONTRIBUI EM NADA COM A SAÚDE E MELHOR DESENVOLVIMENTO DELE. PELO CONTRÁRIO, PODE CAUSAR DESDE INTOLERÂNCIA ATÉ SINTOMAS GASTROINTESTINAIS, ALÉM DE INDUZIR AO RISCO DE OBESIDADE FUTURA, POR UMA OFERTA CALÓRICA MAIOR DO QUE A NECESSÁRIA. À PARTIR DO 6° MÊS, AÍ SIM, O SISTEMA DIGESTÓRIO DO BEBÊ JÁ ESTARÁ PREPARADO PARA RECEBER OUTROS ALIMENTOS, ALÉM DO LEITE. ESTA INTRODUÇÃO DEVE SER PROGRESSIVA (COMECE COM SUCO NATURAL DE FRUTAS, LOGO APÓS, A FRUTA RASPADA, EM SEGUIDA SOPINHA, DEPOIS PAPINHA COM POUCO OU NENHUM SAL E NA SEQUENCIA ALIMENTOS MAIS CONSISTENTES E SÓLIDOS (AMASSADOS), TOMANDO MUITO CUIDADO COM ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR ENGASGO E ASPIRAÇÃO COMO GRÃOS INTEIROS (ARROZ, FEIJÃO, MILHO, ETC..) PEDAÇOS DE CARNE, LEGUMES OU FRUTAS GRANDES OU INTEIRAS (UVA, POR EXEMPLO). INICIE DANDO PRIMEIRAMENTE UMA VEZ AO DIA (NO ALMOÇO) E QUANDO ESTIVER ACEITANDO BEM, PASSE A DAR 2 VEZES AO DIA PELO MENOS (ALMOÇO E JANTAR). OBSERVAÇÕES
- QUANDO AMAMENTANDO NO PEITO O BEBÊ QUER MAMAR QUASE TODA A HORA, DEPOIS VAI ESPAÇANDO ( VAI MAMAR MAIOR QUANTIDADE E MENOS VEZES) - NÃO EXISTE LEITE MATERNO FRACO, O QUE PODE HAVER É QUANTIDADE DE LEITE INSUFICIENTE. - PARA ISSO, EXISTEM MEDICAMENTOS QUE A MÃE PODE TOMAR PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE, ALÉM DELA PRECISAR TOMAR BASTANTE LÍQUIDOS E COLOCAR O BEBÊ PARA SUGAR AMBOS OS PEITOS. - O USO DE CHUPETA E/OU BICO , DE MAMADEIRA PODE ATRAPALHAR A AMAMENTAÇÃO POIS COMO SÃO DIFERENTES DO BICO DOS PEITOS O BEBÊ ACABA ACOSTUMANDO COM OS PRIMEIROS, NÃO PEGANDO MAIS OS PEITOS E/OU FAZENDO O LEITE SECAR POR NÃO SUGA-LOS ADEQUADAMENTE, DEIXANDO DE TER ESTÍMULO PARA A PRODUÇÃO E DESCIDA DO LEITE. - SABEMOS SE O LEITE ESTÁ SUSTENTANDO PELO GANHO DE PESO ADEQUADO DO BEBÊ E PELA SACIEDADE DO MESMO APÓS MAMAR.
AUTORIA: DR RUBENS M.KATO MÉDICO PEDIATRA E INTENSIVISTA PEDIÁTRICO E NEONATAL |
Nenhum comentário:
Postar um comentário