O SONO
NOS PRIMEIROS MESES DO BEBÊ O CÉREBRO DO RECÉM-NASCIDO É MUITO ATIVO, CRESCE E FAZ NOVAS CONEXÕES, NUMA VELOCIDADE INCRÍVEL. O BEBÊ RECEBE NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO SEM PARAR E, ENQUANTO DORME, ELAS SÃO PROCESSADAS E ARMAZENADAS PARA USO FUTURO.
O DESCANSO FAVORECE O CORPO DO BEBÊ, QUE PRECISA JUNTAR ENERGIA, ACUMULAR FORÇAS E CRESCER.
E DIFÍCIL DIZER QUANDO E POR QUANTO TEMPO O BEBÊ VAI DORMIR. EM MÉDIA UM RECÉM-NASCIDO DORME 16 HORAS POR DIA. CONFORME A CRIANÇA VAI CRESCENDO ESSE TEMPO DIMINUI. NOS PRIMEIROS 2 MESES DE VIDA O BEBE NÃO POSSUI PADRÃO DO SONO CERTO, ENTÃO ELE DORME DE DIA E A NOITE.
APÓS A QUARTA OU QUINTA SEMANA O BEBÊ COMEÇA A DORMIR POR PERÍODOS MAIS LONGOS DURANTE A NOITE, FICANDO MAIS TEMPO ACORDADO DURANTE O DIA PARA SE ALIMENTAR E BRINCAR E ESTABELECER VÍNCULOS AFETIVOS.
É IMPORTANTE QUE, EM QUALQUER IDADE, A CRIANÇA SEJA COLOCADA EM SUA PRÓPRIA CAMA, SONOLENTA, PORÉM ACORDADA PARA QUE APRENDA A DORMIR SOZINHA, SEM RECEBER ESTÍMULOS EXTERNOS COMO SACUDIR, BATER LEVEMENTE NO BUMBUM, SOM DA TELEVISÃO, ANDAR DE CARRINHO, PARA QUANDO DESPERTAR À NOITE SAIBA COMO ADORMECER SOZINHA E NOVAMENTE, SEM PRECISAR DESSES ESTÍMULOS. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário