ALZHEIMER
O QUE É A DOENÇA DE ALZHEIMER
É uma doença degenerativa que destrói as células do cérebro lenta e progressivamente, afetando o funcionamento mental (fala, pensamento,memória,etc..) O mal de Alzheimer atinge cerca de 1% da população na faixa dos 65 anos de idade.
Sintomas
No início são pequenos esquecimentos, normalmente aceitos pelos familiares como processo normal do envelhecimento mais que vai se agravando gradualmente. Os clientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passam a apresentar alterações de personalidade, com distúrbios de conduta e terminam por não reconhecerem os própios familiares e até si mesmos quando colocados frente a um espelho.
CAUSAS
Ainda não é conhecida cientificamente.
TRATAMENTO
Tratamento especifíco com drogas que podem corrigir o desequilíbrio no cérebro e é melhor aceito na fase inicial da doença. É temporário, pois a doença continua progredindo.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM O DOENTE COM ALZHEIMER
1) Tratamento especifíco utilizando medicamentos com o fim de tentar corrigir o desequilíbrio no cérebro e tem sua funcionalidade apenas na primeira fase da doença, considerando que a mesma é progressiva.
2) Trata alterações comportamentais e se dá exclusivamente através de instrução de diversos profissionais da saúde. Esse tipo de cuidado é o mais utilizado pela enfermagem e depende da fase e sintomas que o cliente está apresentando. Como a sintomatologia não é uma regra, em cada fase o cliente exige um tratamento especifíco, sempre visando sua auto-estima e bem estar. Lembramos que o lema para o cuidador é sempre!!! PACIÊNCIA,PACIÊNCIA E MUITA PACIÊNCIA. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário